Geopolítica das Organizações de Cooperação em Defesa
Palabras clave:
COVID-19, Educação Especial, Letramento, Saúde MentalSinopsis
O presente livro tem o objetivo de discutir o novo modelo de alianças militares que se estabeleceu no pós-Segunda Guerra, que aqui chamamos de Organizações de Cooperação em Defesa (OCD`s), e como essas organizações são influentes na geopolítica contemporânea das relações internacionais.
Fruto de uma pesquisa de doutorado, este livro foi escrito com base em um método histórico-dedutivo de natureza exploratório, descritivo e explicativo. Os procedimentos de revisão bibliográfica e documental foram utilizados no levantamento de dados de modo combinado a análise de dados por meio de hermenêutica geográfica e análise gráfica e geoespacial.
A obra faz uma revisão histórica do surgimento dessas organizações, que primeiramente foram estabelecidas na Guerra Fria, orientadas pela bipolaridade das duas superpotências mundiais, passando para o momento atual, no qual a essas organizações continuam a orientar o tabuleiro das grandes potências mundiais.
De modo a sustentar a discussão, abordamos a importância das alianças militares entre as nações no pós-Segunda Guerra, a qual teve na cooperação em defesa um de seus sustentáculos, fazendo surgir um novo modelo de colaboração e por conseguinte um novo perfilamento geopolítico de relações internacionais.
Nesse sentido, a produção conjunta de equipamentos militares é um dos temas abordados, no qual ganha destaque os projetos de cooperação envolvendo o setor aeronáutico. Nesse sentido, a América do Sul é inserida no debate a partir da formação do Conselho de Defesa Sul-Americano, vinculado a UNASUL, sendo avaliadas as possibilidades e limites para a conformação de uma Organização de Cooperação em Defesa no continente a partir dessa iniciativa.