Ensaios sobre a Educação em tempos de COVID-19
Palabras clave:
Brasil, COVID-19, Educação, PandemiaSinopsis
A difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe amplos impactos de natureza complexa e multifacetada na realidade humana, repercutindo em transformações significativas no dia-a-dia em diferentes campos, inclusive no educacional.
Partindo da análise crítica sobre as transformações engendradas pelos novos protocolos sanitários no campo educacional diante da pandemia multilateral de um novo coronavírus é que, surge de modo oportunista, o presente livro “Ensaios sobre a Educação em tempos de COVID-19”.
Fruto de um trabalho coletivo desenvolvido por um conjunto seleto de educadores e pesquisadores, esta obra tem como objetivo analisar a nova realidade educacional no contexto da pandemia da COVID-19 a partir de um criterioso olhar, fundamentado na capacidade dialógica e na pluralidade temática.
Os debates fornecidos por este livro compilam uma reflexão desenvolvida em rede de modo colaborativo e que é amalgamado pela pluralidade do pensamento e pela diversidade de experiências de profissionais oriundos de instituições público e privadas de ensino do Brasil e da Colômbia.
Por um lado, no recorte metodológico, a agenda exploratória, descritiva e explicativa desta obra foi alicerçada em uma convergente triangulação metodológica qualitativa de procedimentos de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados e de hermenêutica educacional na análise de dados.
Por outro lado, no recorte teórico, os principais marcos epistemológicos utilizados trazem um pluralismo teórico e conceitual que se fundamenta nos paradigmas reflexionista e socio-construtivista, repercutindo em uma análise em que os sujeitos sociais têm voz ativa nos processos educacionais.
Organizado em cinco capítulos, o presente livro traz como temas centrais de discussão, no contexto dos impactos da pandemia da COVID-19 na Educação, as agendas de investigação sobre isolamento social, ensino remoto, Ensino Básico e Superior, Educação Especial, Educação e analfabetismo, bem como sobre a política educacional e a gestão subnacional.
Fruto de um olhar crítico e reflexivo sobre os impactos da pandemia da COVID-19 sobre as realidades educacionais dos sujeitos sociais, o presente livro apresenta um panorâmico debate sobre dilemas e estratégias existentes no campo educacional desde o Ensino Básico até o Superior, razão pela qual é indicado para apreciação de um amplo público interessado.