Geografia e Literatura: Minas Gerais pelo Olhar dos Poetas da Inconfidência Mineira

Autores/as

Kárita de Fátima Araújo

Palabras clave:

Geografia, Inconfidência Mineira, Literatura, Poetas

Sinopsis

Entendendo que a construção da identidade nacional e da formação territorial brasileira perpassam pelo contexto das Minas Gerais, procuramos fazer essa investigação à luz das obras literárias dos poetas inconfidentes, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto.

O entrecruzamento da Geografia com a Literatura foi feito através das obras Vila Rica, Cartas Chilenas e Canto Genetlíaco, manifestações artísticas dos respectivos poetas e agentes que participaram efetivamente da Inconfidência Mineira. A poesia dos inconfidentes foi fundamental para analisar a condição da capitania mineira tal qual ela se apresentava, suas construções espaciais e temporais referentes a sociedade mineira do século XVIII.

Alguns elementos foram valiosos para esta análise, tais como, o conceito de sertão para aquela localidade e período, bem como sua ocupação e condição de isolamento; o desenvolvimento e decadência do “ciclo do ouro” e, as relações estabelecidas entre as Minas Gerais e as capitanias de São Paulo e Rio de Janeiro, no intuito de, posteriormente, comporem juntas uma mesma nação independente de Portugal.

Além do entendimento da relação colonial entre Brasil e Portugal, fundamental para avaliar os motivos que levaram a elite mineira a se unir em torno de um movimento que, fortificado pela insatisfação com a gestão portuguesa sobre a colônia, tinha o intuito de transformar as Minas Gerais e quiçá São Paulo e Rio de Janeiro, em um território independente.

Para além das questões de políticas e econômicas que motivaram o movimento inconfidente mineiro, havia ainda aquelas questões de caráter ideológico, as quais foram essenciais para caracterizar as propostas dos atores diretamente envolvidos e serviram de inspiração para suas obras artísticas.

É chegado o momento para lhe fazer o convite para desfrutar reflexões sobre estas discussões.

Publicado

marzo 25, 2020

Colección

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.