BNDES e a Era de Ouro da Internacionalização Empresarial Brasileira (1999-2009)
Keywords:
BNDES, Comércio Exterior, Economia Brasileira, Internacionalização EmpresarialSynopsis
A internacionalização empresarial é um tema de crescente relevância nas relações internacionais em função da crescente desregulamentação de regimes protecionistas e a abertura dos mercados nacionais, o que repercutiu no Brasil na conformação de um duplo campo de poder retardatário, conformado, tanto, por esforços de uma agenda de pesquisa emergente e reativa aos debates internacionais já existentes, quanto, pela estruturação de uma Política Nacional de Comércio Exterior focalizada na promoção de exportações e investimentos externos diretos brasileiros por meio de estímulos focalizados por parte de determinadas instituições estatais.
Fruto de uma trajetória de 1 década de docência na cadeira de Negócios Internacionais e Comércio Exterior pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), bem como de experiência desenvolvida em pesquisa na área de Economia Política Internacional, em especial na pesquisa previamente desenvolvida no Programa de Pesquisa em Finanças Públicas da Escola de Administração Fazendária (ESAF) no ano de 2016 que deu origem a este livro, a presente obra explora um momento ímpar na dinâmica de internacionalização empresarial brasileira.
Com base nestas discussões, o presente livro foi construído por meio de um método misto de análise sistemática que combinou revisão integrativa e revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados e os instrumentos de análise hermenêutica e gráfica na análise de dados, tendo como objetivo avaliar o campo epistemológico da internacionalização de empresas e o papel que o Estado brasileiro e o braço institucional-financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possuíram na difusão do fenômeno empírico ao longo dos anos de 1999 e 2009, conhecidos como era de ouro da internacionalização empresarial brasileira.
Estruturado em dois grandes eixos temáticos de discussões complementares, com base em uma lógica dedutiva, a presente obra didática, nas áreas de Economia Internacional e Comércio Exterior, apresenta inicialmente uma análise sistemática do campo científico de internacionalização empresarial no Brasil para em seguida explorar empiricamente o papel do Estado e do BNDES tiverem na conformação da era de ouro da internacionalização empresarial brasileira.
Os resultados da pesquisa apontam que a internacionalização de empresas brasileiras por meio de incentivos e políticas de fomento às exportações e ao investimento externo direto fundamenta-se em uma política seletiva de escolha estratégica de oligopólios setoriais, caracterizada em um padrão funcional de financiamento a campeões nacionais por parte do BNDES que incorre no ônus de uma competitividade artificialmente induzida pelo Estado, na qual estão presentes potenciais anéis burocráticos rentistas.
Preenchendo uma lacuna na literatura sobre a temática, o presente livro é um convite para o público leigo ou especializado ingressar no relevante período da era de ouro da internacionalização empresarial brasileira entre os anos de 1999 a 2009, a fim de propiciar um olhar crítico e diferenciado sobre o complexo papel dual que o Estado brasileiro possui conjunturalmente e estruturalmente como financiador de vetores de extroversão paradiplomática por meio do BNDES, responsável pela construção histórica de uma dinâmica econômica de negócios internacionais e de comércio exterior brasileiro.