Influência antrópica nos recursos hídricos de Alta Floresta (MT)

Autores

Lauriano Antônio Barella

Palavras-chave:

Degradação, Gestão Ambiental, Rio, Água

Sinopse

O presente livro tem o objetivo de avaliar aspectos referentes à qualidade dos recursos hídricos da área rural da Bacia Mariana I em Alta Floresta (MT), por meio de análise físico-química dos seguintes componentes: condutividade elétrica (μS/cm); pH-potencial hidrogeniônico; oxigênio dissolvido (mg/L); turbidez; perfil térmico (°C) e vazão. Ainda foram feitas as seguintes análises: coliformes totais e fecais (Escherichia coli).

A pesquisa refletida na construção desta obra foi desenvolvida por meio de revisão integrativa, bibliográfica e documental quanto aos meios, bem como por meio de trabalho de campo com análise laboratorial, registros fotográficos e análises de gráficos e de imagens de satélites.

Com base nos procedimentos metodológicos e resultados apresentados na pesquisa, baseados nos dados das coletas de julho de 2017, outubro de 2017 e janeiro de 2018, fica demonstrado que ocorrem variações na qualidade da água entre os períodos de estiagem e de chuvas, em todos os itens avaliados, indicando uma vulnerabilidade média nos recursos hídricos.

O principal fator impactante é a forma da utilização do solo, contudo o índice de reflorestamento vem aumentando gradativamente com o passar do tempo, o que não exima os riscos da degradação dos recursos hídricos da Bacia Mariana I, onde a agricultura vem ganhando espaços em áreas que eram ocupadas pela pecuária tanto de corte como de leite.

O monitoramento constante dos recursos hídricos e o desenvolvimento de políticas e programas de melhorias conscientização ambiental podem ser uma alternativa no processo rumo a diminuição dos efeitos antrópicos nos corpos hídricos da Bacia Mariana I.

Com base nos resultados desta obra, fica sugerida a ampliação das análises e o desenvolvimento de um monitoramento constante para a manutenção dos padrões de qualidade. Conclui-se que os resultados apresentados na pesquisa fornecem dados que podem servir de parâmetros para tomada de decisões da gestão dos recursos hídricos em Alta Floresta (MT).

Publicado

abril 20, 2020

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.